Brasileira lança livro sobre implementação da Agenda 2030 nas cidades

Brasileira lança livro sobre implementação da Agenda 2030 nas cidades

Como as cidades podem desenvolver políticas públicas inclusivas e sustentáveis? E como as prefeituras podem priorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos na gestão municipal? No livro “Implementação dos Direitos Humanos e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades: Questões-Chave e Exemplos”, a pesquisadora e consultora brasileira Karina Gomes explora como autoridades locais podem desenvolver e implementar políticas públicas urbanas alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Nova Agenda Urbana da ONU e os princípios dos direitos humanos.

A publicação foi lançada oficialmente no Fórum Mundial Urbano, a maior conferência global sobre questões urbanas, organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O livro escrito por Karina Gomes e o pesquisador austríaco Markus Möstl é o primeiro da série ‘Human Rights Go Local’ (Direitos Humanos ao Nível Local) editado pelo Centro da UNESCO para a Promoção dos Direitos Humanos aos níveis Regional e Local, sediado em Graz, na Áustria, e pela Cátedra de Direitos Humanos e Segurança Humana da UNESCO na Universidade de Graz.

Além de analisar a relevância da aplicação de abordagens intersetoriais que conectem as agendas globais de direitos humanos e do desenvolvimento sustentável, a publicação também explora as experiências de municípios ao redor do mundo, como York (Reino Unido) e Montevideo (Uruguai), que têm se dedicado a alinhar as políticas públicas, planos e ações do governo municipal aos esforços globais para reduzir a pobreza, combater a falta de moradia e aumentar a participação cidadã. O livro também aborda a experiência de municípios auto-intitulados “Cidades de Direitos Humanos”, que priorizam o respeito e a promoção dos direitos humanos na gestão pública.

Mestre pelo Centro Interuniversitário Europeu de Direitos Humanos e Democratização, com sede em Veneza (Itália), e pela Universidade de Graz, na Áustria, Karina Gomes é também consultora internacional em políticas públicas urbanas de inclusão e desenvolvimento sustentável, atuando em organizações internacionais, prefeituras e centros de pesquisa, tendo sido consultora no setor de Inclusão e Direitos da UNESCO, em Paris, e no Centro da UNESCO para a Promoção dos Direitos Humanos aos níveis Regional e Local. Karina é também jornalista premiada com dez anos de carreira com passagens pela Deutsche Welle, na Alemanha, Rádio CBN e Band e colaborações para a BBC Brasil, Swissinfo e Folha de S.Paulo.

Contato

Karina Gomes
Consultora e pesquisadora
WhatsApp: +4915902372857
E-mail: kg.consultora@gmail.com

* As opiniões emitidas neste blog são de exclusiva responsabilidade dos autores dos posts, e não representam necessariamente o entendimento do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos ou de seus dirigentes.