VII Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

Ficha

DURAÇÃO:
19 a 30 de agosto de 2019

Endereço

Rua Monsenhor Tabosa, 740, Fortaleza, Ceará   Ver mapa

Categorias

All , Atual

O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), através de seu Escritório Regional para a América do Sul em Montevidéu, e conta com o apoio financeiro e logístico de numerosas instituições, notadamente o Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria do Estado do Ceará (CETREI) e o Centro Universitário Farias Brito.

Atualmente em sua sétima edição, o Curso visa ser um espaço de intercâmbio de experiências, de elaboração de propostas de ações e de capacitação para a busca de soluções para os desafios dos Direitos Humanos no Brasil. Sua sétima edição tem como tema “O Desafio dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”, e será ministrada por cerca 50 professores brasileiros e 15 estrangeiros.

ATENÇÃO: INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Datas: De 19 de agosto a 30 de gosto de 2019.

Endereço: Fábrica de Negócios (andar térreo do Hotel Praia Centro) – Rua Monsenhor Tabosa, 740, Fortaleza, Ceará (clique aqui para abrir o mapa no Google Maps)

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Pela natureza interdisciplinar do Curso, espera-se a participação de pessoas provenientes de diversos setores do continente latino-americano que tenham vínculos acadêmicos ou profissionais com o eixo temático Direitos Humanos.

A proposta acadêmica do Curso será especialmente oportuna para a capacitação de advogados, juizes, defensores públicos, promotores de justiça, procuradores do estado, policiais civis e militares, sociólogos, jornalistas, representantes da sociedade civil, entre muitos outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com a temática de direitos humanos.

Em particular, em anos recentes o Curso tem buscado encorajar a participação de mulheres e de membros de entidades representativas de grupos da sociedade civil. Esta estratégia tem como objetivo potencializar a sua efetividade e impacto, pois frequentemente são esses grupos que se encontram na linha de frente da afirmação dos direitos humanos no País.

METODOLOGIA

O Curso, bilíngüe, sem tradução simultânea, combina, num regime de imersão, conferências, painéis de especialistas, mesas de discussão, oficinas temáticas, estudo de caso, visitas a instituições e muito mais, com o objetivo de elaborar propostas de ação, em diferentes níveis, vinculadas à temática central.

INSCRIÇÕES

As inscrições prévias (submetidas a uma seleção posterior), para alunos(as), no número máximo de 100, e para observadores(as), no número máximo de 50, já se encontram disponíveis. O valor total é de R$1.200,00 para alunos e R$60,00, para cada dia de participação, para observadores. Clique aqui para inscrever-se.

Os nomes dos observadores selecionados serão divulgados periodicamente entre novembro de 2018 e julho de 2019.

DOWNLOADS

Clique abaixo para acessar os documentos:

Manual de orientação aos participantes

Programação do curso

Sitiobibliografia do VII Curso, preparada pelo IIDH

Professores e facilitadores do VII Curso

Instruções – Oficinas temáticas

Instruções – Estudo de Caso

ARQUIVOS UTILIZADOS PELOS PALESTRANTES EM SUAS PALESTRAS

Clique abaixo para acessar os documentos (lista parcial):

Andre O. Leite

Daniela Menengoti Ribeiro

Denise Friedrich

Fausto Santos de Morais

Felipe Leal

Gabriela Neira Hidalgo

George Marmelstein

Humberto Cunha Filho

Inês Virginia Prado Soares

Jamile Diz

Juana María Ibáñez Rivas

Natalia Brigagão

Renato Zerbini Ribeiro Leão

Sarah Dayanna Lacerda Martins Lima

Sílvia M. S. Loureiro (1)

Sílvia M. S. Loureiro (2)

Soledad García Muñoz

Valeria Vegh Weis (1)

Valeria Vegh Weis (2)

Wagner Balera

Endereço do curso: Rua Monsenhor Tabosa, 740, Fortaleza, Ceará

Inscreva-se

1 Comentário

  • Hi there, rightful became lidless to your diary through Google, and found that it is rattling informative. I’m gonna view out for brussels. I faculty be glad if you act this in prospective. Lots of group will be benefited from your oeuvre. Cheers!

    GahSeseeali Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *