Quem somos?

O Instituto Brasileiro de Direitos Humanos é uma entidade independente e sem fins lucrativos que tem como missão, através das suas diversas atividades acadêmicas e educacionais, promover uma cultura de direitos humanos, democracia, igualdade de tolerância.

Objetivo

Nosso objetivo é de produzir conhecimento e promover educação de excelência, apoiando a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, movimentos, governos e demais atores, a implementar os tratados de direitos humanos vigentes no Brasil, a fomentar o diálogo regional e global em matéria de direitos humanos e a reforçar alianças duradouras formadas com tais objetivos.

Princípios

O Instituto Brasileiro de Direitos Humanos atua de forma independente, apartidária, respeitando a diversidade e a igualdade de fato, a dignidade humana, o diálogo inclusivo, através do ensino e a pesquisa.

Atividades

Ensino

O IBDH tem a tradição de produzir e promover o ensino de excelência sobre os direitos humanos, sem discriminação de qualquer natureza, para públicos variados, de maneira acessível para o público em geral.

Pesquisa

O IBDH promove ações em pesquisa de ponta, através de publicações, grupos de pesquisa dedicada e da Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, através de uma ampla gama de pesquisadores nacionais e internacionais.

Promoção

O IBDH é interlocutor importante na construção dos direitos humanos no Brasil e no mundo, participando dos debates nacionais, nas Nações Unidas e na Organização dos Estados Americanos, promovendo a sua constante evolução.

Consultoria

O IBDH ajuda órgãos governamentais, sociedade civil, organizações multilaterais e o setor privado na formulação de estratégias em direitos humanos, através de pareceres, treinamento e demais atividades, através dos melhores quadros de profissionais.

Internacional

O IBDH, com status consultivo ante o ECOSOC, trabalha junto às Nações Unidas, colaborando com o Conselho de Direitos Humanos, órgãos de tratado e demais mecanismos. O Instituto também participa junto ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos através de amici curiae e apoio ao desenvolvimento do direito internacional dos direitos humanos, com igual esforço de estimular a implementação doméstica dos respectivos standards.