O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos foi promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), e contou com o apoio financeiro e logístico de numerosas instituições, dentre elas a União Europeia, a Embaixada da Austrália no Brasil e o Centro de Estudos e Treinamento (CETREI) da Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Em suas oito edições, o Curso visava ser um espaço de intercâmbio de experiências, de elaboração de propostas de ações e de capacitação para a busca de soluções para os desafios dos Direitos Humanos no Brasil. Sua última edição teve como tema os direitos humanos dos vulneráveis, marginalizados e excluídos e foi ministrada por cerca 50 professores brasileiros e 15 estrangeiros.

Perfil dos Participantes

Pela natureza interdisciplinar do Curso, esperava-se a participação de pessoas provenientes de diversos setores do continente latino-americano que tivessem vínculos acadêmicos ou profissionais com o eixo temático Direitos Humanos e Meio Ambiente. A proposta acadêmica do Curso será especialmente oportuna para a capacitação de advogados, juízes, defensores públicos, promotores de justiça, procuradores do estado, policiais civis e militares, sociólogos, jornalistas, representantes da sociedade civil, entre muitos outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com a temática de direitos humanos. Em particular, em anos recentes o Curso buscava encorajar a participação de mulheres e de membros de entidades representativas de grupos da sociedade civil. Esta estratégia tinha como objetivo potencializar a sua efetividade e impacto, pois frequentemente são esses grupos que se encontram na linha de frente da afirmação dos direitos humanos no País.

Metodologia

O Curso, bilíngue, sem tradução simultânea, combinava num regime de imersão, conferências, painéis de especialistas, mesas de discussão, oficinas temáticas, estudo de caso, visitas a instituições e muito mais, com o objetivo de elaborar propostas de ação, em diferentes níveis, vinculadas à temática central.

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