Racismo no Brasil: Caminhos para Implementar as Recomendações da ONU

Durante a 59ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, será realizado o evento paralelo “Racismo no Brasil: – Implentando as recomendações da Relatora Especial”.

A iniciativa tem como base o relatório apresentado pela Relatora Especial da ONU sobre as formas contemporâneas de racismo, elaborado após sua visita ao Brasil em 2024. O documento aponta graves e persistentes padrões de discriminação estrutural e interseccional, com impactos diretos sobre mulheres negras, indígenas, quilombolas e ciganas, além de outras populações racializadas.

O objetivo do evento é promover um diálogo entre especialistas, representantes da sociedade civil e defensoras da igualdade racial sobre como transformar as recomendações da ONU em ações concretas, envolvendo os três poderes e níveis do Estado, bem como a atuação de atores não estatais.

O encontro pretende fortalecer o compromisso internacional e nacional do Brasil com a promoção da justiça racial e a superação das desigualdades históricas.

 

*As opiniões expressas nos artigos publicados no Blog do IBDH são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento institucional do IBDH.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outras Postagens

Blog do IBDH
Camila Iglesias

O Legado de Jürgen Habermas (1929-2026): Diálogo e Direitos Humanos

“A contribuição de Habermas estende-se além da teoria do direito estatal para abarcar o espectro internacional dos direitos humanos. É atribuída também ao autor os desenvolvimentos iniciais sobre a tese da constitucionalização do direito internacional, em que se argumenta que a validade dos direitos humanos em escala global requer instituições supranacionais capazes de garantir sua efetividade, sem, contudo, sacrificar a legitimidade democrática.”

Leia Mais »
Blog do IBDH
Paulo Lugon Arantes

Erika, o Ódio e a CEDAW

Mulheres trans, negras e periféricas, que ousam romper com o patriarcado branco na atividade parlamentar podem pagar caro, até mesmo com suas vidas.

Leia Mais »
Fórum AACT
IBDH

Forum AACT: O Direito ao Socorro de Uma População sob Genocídio

Trata-se de uma questão que desafia não apenas juristas e diplomatas, mas toda a comunidade internacional. Quando uma população é alvo de violência sistemática destinada à sua destruição, surge uma pergunta fundamental: a comunidade internacional tem apenas a faculdade ou possui o dever jurídico de agir para prestar socorro?

Leia Mais »
Rolar para cima