Forum AACT: O Direito ao Socorro de Uma População sob Genocídio

Trata-se de uma questão que desafia não apenas juristas e diplomatas, mas toda a comunidade internacional. Quando uma população é alvo de violência sistemática destinada à sua destruição, surge uma pergunta fundamental: a comunidade internacional tem apenas a faculdade ou possui o dever jurídico de agir para prestar socorro?

Iniciando o Fórum de Direitos Humanos Antônio Augusto Cançado Trindade de 2026, o IBDH apresenta a conferência O Direito ao Socorro de uma População sob Genocídio, à Luz do Direito Internacional, por Magno Gomes de Oliveira.

Trata-se de uma questão que desafia não apenas juristas e diplomatas, mas toda a comunidade internacional. Quando uma população é alvo de violência sistemática destinada à sua destruição, surge uma pergunta fundamental: a comunidade internacional tem apenas a faculdade ou possui o dever jurídico de agir para prestar socorro?

O conferencista é doutor em Ciências Criminais, pela Universidade de Lisboa (2025), Mestre em Direito Constitucional, pela UFC (2005), Especialista em Direito Penal Econômico, Internacional e Europeu, pela Universidade de Coimbra (2019), tem Curso de Aperfeiçoamento em Ciências Criminais e Dogmática Penal Alemã, pela Universidade Georg-August de Göttingen (2019). E Especialista em Direito Processual Penal, pela UFC (2003) e Especialista em Direito Processual Civil, pela UNIFOR (1996). Atua como Professor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), Professor Auxiliar da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1993-1996), Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte (1997), Professor Auxiliar da Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001-2007) e Professor Adjunto do Centro Universitário Sete de Setembro (2012-2021). É juiz de direito do TCJE.

Data: 24 de março de 2026
Hora: 17h (Brasília)
Aula Gratuita – Inscrição obrigatória – inscreva-se aqui:




*As opiniões expressas nos artigos publicados no Blog do IBDH são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento institucional do IBDH.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outras Postagens

Blog do IBDH
Ana Caroline Sales e Souza Garcia

Tentativa de Invasão de Consulado por Agente do ICE nos EUA Expõe Graves Violações de Direitos Humanos e a Criminalização da Migração

Em um “novo” episódio dessa caça as bruxas, que acende um alerta vermelho ainda maior e sobre a inviolabilidade das missões diplomáticas, um agente do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) tentou forçar sua entrada no consulado do Equador em Minneapolis, Minnesota, em 27 de janeiro de 2026.

Leia Mais »
Rolar para cima