VI Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

Ficha

COMEÇAR:
agosto 28, 2017
DURAÇÃO:
até 8 de setembro de 2017

Endereço

Novotel - Rua Dr. Atualpa Barbosa de Lima 500, Meireles, Fortaleza, Ceará.   Ver mapa

Categorias

All , Atual

O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), através de seu Escritório Regional para a América do Sul em Montevidéu, e conta com o apoio financeiro e logístico de numerosas instituições, dentre elas a União Européia, a Embaixada da Austrália no Brasil e o Centro de Estudos e Treinamento (CETREI) da Procuradoria Geral do Estado do Ceará.

Atualmente em sua sexta edição, o Curso visa ser um espaço de intercâmbio de experiências, de elaboração de propostas de ações e de capacitação para a busca de soluções para os desafios dos Direitos Humanos no Brasil. Sua atual edição tem como tema a relação entre direitos humanos e meio ambiente e será ministrada por cerca 50 professores brasileiros e 15 estrangeiros.

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Pela natureza interdisciplinar do Curso, espera-se a participação de pessoas provenientes de diversos setores do continente latino-americano que tenham vínculos acadêmicos ou profissionais com o eixo temático Direitos Humanos e Meio Ambiente.

A proposta acadêmica do Curso será especialmente oportuna para a capacitação de advogados, juizes, defensores públicos, promotores de justiça, procuradores do estado, policiais civis e militares, sociólogos, jornalistas, representantes da sociedade civil, entre muitos outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com a temática de direitos humanos.

Em particular, em anos recentes o Curso tem buscado encorajar a participação de mulheres e de membros de entidades representativas de grupos da sociedade civil. Esta estratégia tem como objetivo potencializar a sua efetividade e impacto, pois frequentemente são esses grupos que se encontram na linha de frente da afirmação dos direitos humanos no País.

METODOLOGIA

O Curso, bilíngüe, sem tradução simultânea, combina, num regime de imersão, conferências, painéis de especialistas, mesas de discussão, oficinas temáticas, estudo de caso, visitas a instituições e muito mais, com o objetivo de elaborar propostas de ação, em diferentes níveis, vinculadas à temática central.

INSCRIÇÕES

As inscrições prévias (submetidas a uma seleção posterior), para alunos(as), no número máximo de 100, e para observadores(as), no número máximo de 50, já estão abertas e podem ser efetuadas através do LINK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *